• Ponte de Macarrão

    outubro 2009
    S T Q Q S S D
        nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Ponte de Macarrão 2009

Como vejo o mundo...

Como vejo o mundo...

Olá pessoal!

O objetivo deste BLOG é encaminhar discussões e sugestões na construção da sua ponte de macarrão para a competição de 2009.

Regulamento Ponte de Macarrão 2009

Esta competição é obrigatória a todos os alunos do 2º ano do ensino Médio, e tem como objetivo aplicar os conceitos desenvolvidos nas aulas de Estática, bem como suas aplicações científicas e tecnológicas de uma situação prática através de uma competição muito simples.

Cada classe se subdividirá em grupos de no máximo 4 e no mínimo 3 alunos que construirão uma ponte a fim de cobrir um vão livre de 40 cm com uma ponte que terá apenas cola bonder, não sendo permitida a mistura de pó de macarrão ou qualquer outro material a cola, e spaghetti número 8. A ponte será manuseada apenas pelo próprio grupo e não poderá ultrapassar 250 gramas. Qualquer violação das normas acima desclassificarão a ponte da competição. Após a suspensão no vão livre, serão introduzidas cargas crescentes na ponte, que deverá suportar um intervalo mínimo de  dez segundos. As cargas seguintes irão aumentando até a ponte se romper, caso o rompimento tenha sido na durante a contagem do tempo, a carga válida será a anterior. O grupo vencedor será aquele que suportar a maior razão carga /massa.

A nota da competição obedecerá a tabela abaixo, sendo que a melhor ponte de cada classe terá 0,5 ponto a mais na média final do quarto bimestre, e a melhor ponte da competição 1,0 ponto, lembrando que apenas três pontes (uma de cada classe) de toda competição serão premiadas com esse bônus.

 

 

 

NOTA

De 1 até 15x 

6,0

De 15x até 30x 

7,0

De 30x até 40x 

8,0

De 40x até 50x 

9,0

Acima de 50x 

10,0

 Todos os grupos que construírem a ponte e a colocarem sob o vão com o suporte dos pesos apoiados e antes da primeira carga já tenham quebrado terão nota 5,0. Os grupos que não trouxerem a ponte, ou que esta não consiga ficar sob o vão  com o suporte, ou que infringirem o regulamento, terão nota zero nesta atividade. A nota da tabela acima fará composição da média do quarto bimestre com peso um.

A competição será no dia 17 de novembro no pátio da escola.

Qualquer outro tipo de problema, não previsto pelo regulamento, será resolvido pelo professor Marcelo.

 Bom trabalho a todos!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: